A DC Continua Perdida
Não querem imitar a Marvel, mas não sabem como fazer diferente.
A novela já dura 10 anos. Desde que a Marvel lançou, no longínquo ano de 2008, seu primogênito Homem de Ferro, a DC começou a comer bola e fazer besteira.
A Marvel, com cara de quem não quer nada, resolveu colocar nas telonas um herói quase desconhecido pelo grande público. Seus heróis mais conhecidos estavam todos nas mão de outras produtoras. Homem-Aranha na Sony, X-men e Quarteto Fantástico na Fox… A Marvel tinha um multiverso em suas mãos, mas sem os melhores nomes para fazer dinheiro.
Tony Stark era ninguém para quem não lê HQs. Mas lá estava Robert Downey Jr., saído de lugar nenhum, rumo ao pico de sua fama. Hoje qualquer um conhece suas armaduras voadoras e piadas sarcásticas, em sua grande maioria criadas pelo próprio ator.
Se isso fosse uma mesa de poker, podemos dizer que a Marvel já entrou metendo um All-in, enquando a DC só analisa, analisa, analisa e corre. Meu filho, se você aposta pouco, ganha pouco!
A DC, por sua vez, sempre teve os heróis mais famosos do mundo em seu catálogo. Superman, Batman, Mulher Maravilha e Flash, todos conhecidos e mencionados por qualquer pessoa nesse planeta. Mas e aí, o que fazer com eles? A resposta certa seria “ganhar muito dinheiro”, mas a DC preferiu marcar a outra alternativa: Deixar na geladeira!
Ok, tivemos a trilogia Batman por Christopher Nolan em 2005, 2008 e 2012, tendo esse último sido um balde de água fria na franquia, mas só isso, né?
Não, ainda tivemos o tedioso Superman: O Retorno em 2006 e o não tão ruim Homem de Aço em 2013, trazendo de volta o kryptoniano mais famoso do universo às telonas… mas e aí?
Entre o Homem de Ferro e Homem de Aço tivemos cinco anos, sete filmes da Marvel, e apenas quatro filmes da DC, sendo dois do Batman, encerrando a trilogia Nolan, um do Superman e, o fracasso total, Lanterna Verde, com Ryan Reynolds. Isso desconsiderando Watchmen e Jonah Rex, da DC, por não fazerem parte do universo principal e ainda serem outros fracassos.
A diferença entre os filmes da Marvel e da DC? A Marvel resolveu fazer piada consigo mesmo, costurar as histórias dos filmes, colocar o ator daqui aparecer ali, só pra fazer uma pontinha, construir um Universo Cinematográfico e, em 2012, juntar os heróis no blockbuster Vingadores.
Já a DC decidiu não imitar a Marvel, deixou cada herói no seu canto e conseguiu estragar todos. Desde sempre essa era a desculpa da DC: Não vamos imitar a Marvel, o que eles estão fazendo não vai dar certo.
Depois evoluiu para: Não vamos imitar a Marvel, o que eles estão fazendo pode dar certo pra eles, mas não pra nós.
E agora, quando decidiram “imitar a Marvel” e juntar seus heróis num mesmo universo, ainda fazem errado.
O sofrível Batman v Superman foi uma aula de como não se fazer um filme de super-heróis! E olha que assisti a versão definitiva, de três horas de duração, que dizem ser melhor que o corte exibido no cinema. O filme se arrasta nas sombras, pois eles queriam ser sombrios, nada de piadinhas. Não que isso seja pré-requisito para filmes de herói, eu acho mesmo que a Marvel exagera de vez em quando. Mas ele se arrasta numa história chata e com uma conclusão estapafúrdia que chega a ser risível, mesmo sem ser um piada.
Sua sequência, Liga da Justiça, é um filme chato! Tudo gira ao redor do Superman e os outros heróis são apenas uma forma de trazer o kryptoniano de volta à vida. O Flash é um moleque bobão que só faz piadas (ainda piores que as da Marvel), e até o Batman resolve fazer piadinhas agora? Não querem mais ser sombrios? Vamos decidir aí DC!
Teve Mulher Maravilha, um bom filme, mas com um certo exagero nas cenas de câmera lenta, a gente cansa antes do meio do filme. E a luta final? Que chatice!
Olhando para o lado de lá, estamos comemorando 10 anos do Universo Cinematográfico Marvel, com dezessete filmes (não estou contando os vindouros Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita), além de várias séries, todos andando no mesmo universo para culminar no embate contra Thanos, daqui a alguns meses.
E a DC, o que fez nesse tempo todo? Oito filmes fracos (o que foi aquele filme do Esquadrão Suicida? Pelo amor de Zod!), nem todos no mesmo universo. As séries então, têm outro universo. Isso quer dizer que o Flash da série não é o mesmo Flash dos filmes. E ainda têm séries que se passam num universo isolado… ai meus deuses, por que isso DC? O povão fica confuso e não paga para ver o que não se interessa!
Ah, e agora que juntaram a Liga da Justiça num filme só, já anunciaram o filme do Aquaman e do Shazam nesse mesmo universo. Agora que você pensou que eles estavam arrumando as coisas, eles mandaram avisar que vão lançar Flashpoint, um filme onde o Flash volta no tempo e muda o passado, resetando todo o universo de filmes dos heróis da DC.
Isso significa que é melhor você não se apegar muito a esses heróis, pois eles já vão mudar.
Não DC, eu falei pra vocês imitarem a Marvel, não a FOX com seus mutantes que, de tantos furos nos roteiros, mais parecem uma peneira. Você sabe que eles não deram certo, tanto que foram comprados pela Disney, ou seja, pela Marvel. Lembra da mesa de poker? Então, a Marvel conseguiu tanto dinheiro que comprou os outros jogadores!
Pelos bigodes do Stan Lee! A Marvel vai bem, obrigado, mas a DC continua perdida!
Comentários
Postar um comentário